– Números Racionais

Definição e Notação: Os números racionais formam um conjunto fundamental na matemática, representado pelo símbolo ℚ. Este conjunto engloba todos os números que podem ser expressos como uma razão (ou fração) entre dois números inteiros.

Definição Formal Um número racional é qualquer número que pode ser representado na forma: a/b

Q={a/b ∣ a,b ∈ Z, b≠0}
Onde:

( b diferente de 0 )

( a ) é um número inteiro (o numerador)

( b ) é um número inteiro não nulo (o denominador)

Os números racionais são fundamentais na matemática e têm uma rica história que remonta à antiguidade. Eles são definidos como números que podem ser expressos como a razão entre dois inteiros, onde o denominador é diferente de zero.

Os Números Racionais

Os números racionais desempenham um papel crucial na matemática e em suas aplicações práticas. Desde suas origens históricas até suas aplicações modernas, eles continuam a ser uma área de estudo vital. A compreensão dos números racionais é essencial não apenas para o avanço matemático, mas também para a aplicação em diversas áreas do conhecimento humano. Através de uma educação eficaz e do uso de ferramentas modernas, podemos garantir que as futuras gerações compreendam e valorizem a importância dos números racionais.

Algumas propriedades importantes dos números racionais incluem:

1

Fechamento: A soma, subtração, multiplicação e divisão (exceto por zero) de números racionais sempre resulta em outro número racional.

2

Comutatividade: Para quaisquer números racionais p e q:
p + q = q + p e p.q = q.p

3

Associatividade: Para quaisquer números racionais p, q e r:
(p + q) + r = p + (q + r) e (p . q) . r = p . (q . r)

4

Elemento neutro: O zero é o elemento neutro da adição e o um é o elemento neutro da multiplicação.

5

Elemento inverso: Todo número racional não nulo tem um inverso aditivo e multiplicativo

Distributividade: Para quaisquer números racionais p, q e r:
p.(q + r) = (p . q) + (p . r)

História e Origem dos Números Racionais

Antiguidade Clássica

Os números racionais já eram utilizados pelos antigos gregos. Pitágoras e seus seguidores, por exemplo, estudavam razões de números inteiros como parte de suas investigações sobre música e harmonia. Os gregos, no entanto, encontraram dificuldades ao lidar com números irracionais, como a raiz quadrada de 2, o que levou a uma crise na matemática pitagórica.

Euclides (c. 300 a.C.)

Em sua obra “Os Elementos”, Euclides formalizou muitas das ideias sobre proporções e razões. Ele não usava a terminologia moderna, mas suas definições e teoremas sobre proporções são fundamentais para a compreensão dos números racionais.

Idade Média

Durante a Idade Média, matemáticos árabes e europeus continuaram a desenvolver conceitos relacionados a frações e proporções. O matemático persa Al-Khwarizmi introduziu o uso de frações decimais, que foram posteriormente adotadas na Europa.

Renascimento: O Renascimento trouxe uma revitalização do interesse pela matemática, e o estudo das frações e dos números racionais tornou-se mais sistemático. Matemáticos como Simon Stevin, no século XVI, popularizaram o uso de frações decimais na Europa.

China Antiga

Na China, o uso de frações é documentado desde o período dos Reinos Combatentes (c. 475–221 a.C.). O texto matemático “O Livro de Cálculos” (Suan Shu Shu) contém exemplos de frações e cálculos com elas.

Matemática Indiana

Os matemáticos indianos também fizeram contribuições significativas. Aryabhata (476–550) usava frações em seus cálculos astronômicos. Brahmagupta (598–668) formalizou regras para operações com frações, incluindo adição e subtração

Japão

Durante o período Edo (1603–1868), matemáticos japoneses desenvolveram métodos avançados para lidar com frações, influenciados tanto pelas práticas chinesas quanto pelas ocidentais.

    Referências Bibliográficas

    • Boyer, Carl B. “A History of Mathematics”.
    • Katz, Victor J. “A History of Mathematics: An Introduction”.
    • Joseph, George Gheverghese. “The Crest of the Peacock: Non-European Roots of Mathematics”.
    • Hayashi, Takao. “Asian Mathematics”.